A nossa existência é envolvida por uma série de imensuráveis mistérios e que aos poucos a ciência vai tentando descobrir e com experimentações automaticamente, vai acoplando-as em nosso dia-a-dia.
Quando eu digo “nossa existência” eu me refiro a tudo que envolva a biodiversidade que permeia nosso planeta, não necessariamente à raça humana! Afinal, o que de fato sabíamos à respeito da imortalidade a 100, 200, 500 anos atrás por exemplo? Algo quase que irrisório ou lúdico, voltado unicamente para crenças e convicções religiosas.
O tempo foi passando e já se sabe de características em alguns dos seres vivos que circundam nosso planeta, que são de cair o queixo. Entre elas a possível e almejada pelo ser humano: IMORTALIDADE!
Abaixo iremos dar 5 exemplos provenientes da nossa mãe natureza que comprovam que a imortalidade e a gama de benefícios que a rodeia está muito mais real e palpável do que nunca. Confira ai:
1. Hidras
Senescência é o nome do processo de envelhecimento das células. Comum a quase todos os tipos de espécies de seres viventes na Terra. Até ai tudo bem, mas e quando um ser consegue ter a capacidade de se sobressair a essa adversidade que faz as células e tecidos envelhecerem? As hidras tem a formidável capacidade de restaurar todos os seus tecidos com facilidade, o que a possibilita não sofrer com processos de envelhecimento e nem mesmo com diminuições de suas taxas de reprodução. Incrível!
2. Planárias
Esses vermes planos chamados planárias (exatamente pela sua forma plana) possuem uma capacidade regenerativa sensacionais! Esses seres tem a capacidade de se cortados ao meio ou em alguma de suas extremidades, de se prepararem prontamente para a reparação física constituinte de seu organismo. Isso de fato a postula como um ser praticamente imortal!
3. Tartarugas Blandingii
Esse réptil semi-aquático oriundo da América do Norte, por mais que não sejam hipoteticamente imortais, vivem 80 anos, sim oito décadas de existência, em média. O que é mais curioso é que os exemplares mais velhos dessa espécie, se reproduzem mais do que os mais jovens da espécie. Um caso raro onde a senescência é tênue!
4. Rockfish
Esse é mais um surpreendente caso de quase inexistência do processo descrito como senescência, relacionado ao envelhecimento das células e funcionalidades das mesmas em nosso corpo de acordo com o passar do tempo. Ou você acha que esse avermelhado natural das águas do Pacífico viva mais de 200 anos tranquilamente? Admirável!
5. Água-viva imortal
Para tudo! Você vai encabular ao saber que essas belezinhas aí, que o Bob Esponja Calça Quadrada e seu amigo Patrick Estrela adoram caçar, simplesmente se recusam a morrer!
No ano de 1996, foi realizado um estudo onde foi constatado que a Turritopsis dohrnii (a menina ai da foto) tem a única e incrível capacidade de regressar ao seu primeiro estágio de vida, ou seja, escapando da morte. Detalhe importante: NO MOMENTO QUE ELAS QUISEREM!
Elas estão proliferando pelos oceanos de todo o mundo, se agarrando a cascos de grandes navios, o que prova que além de imortal, ela ainda tem um potencial de sobrevivência às condições diversas relacionadas à biodiversidade do nosso planeta.
Pense quando a ciência conseguir explicar corretamente esse poder de rejuvenescimento eterno das águas-vivas imortais e podermos aplicar isso na nossa vida de ser humano? Ao infinito e além…