Apesar de ter falecido há quase 50 anos,Walter Elias Disney permanece uma figura enigmática para muitas pessoas. Em parte por ele ter sido um dos cineastas e empresários mais bem sucedidos de todos os tempos, mas também devido a sua personalidade e sua vida sempre envolta em mistério. Disney não só deu origem ao mundo Mickey Mouse, como também a uma série de desenhos animados clássicos que muitas gerações cresceram assistindo; construiu seu próprio parque temático, que é agora um conjunto de atrações globais; e ganhou mais Oscars do que qualquer outra pessoa na história. Ele é um ícone cultural, uma inspiração para um incontável número de animadores, escritores e qualquer outra pessoa que já se atreveu a sonhar um dia. E tudo isto indiscutivelmente.
Mas você também sabe que ele abandonou a escola para se juntar ao exército? Ou que ele produziu filmes de propaganda para o governo dos Estados Unidos? Ou que, antes de morrer, ele estava planejando construir um mega resort de esqui? Há um grande número de incógnitas sobre o homem, e talvez esta seja uma das razões de tantos mitos surgirem sobre ele. Ele é praticamente um enigma envolto em uma câmara criogênica. Walt Disney fez os sonhos impossíveis se tornarem realidade, mas nem mesmo ele foi capaz de escapar de tantas lendas urbanas.
1- Disney Congelado
Vamos começar com o mito mais conhecido sobre Walt Disney: depois de sua morte, ele teria congelado seu próprio corpo para que pudesse ser trazido de volta à vida no futuro. Mesmo ignorando o fato de que faria muito mais sentido congelar-se antes de morrer, em vez de fazê-lo depois, isto nem sequer é verdade. Embora seja agradável imaginar um futuro mágico onde Walt caminha para fora de seu caixão de gelo, criando novas e fascinantes histórias, isto nunca vai acontecer.
Especula-se que o boato foi iniciado por um grupo de animadores da Disney, fazendo uma brincadeira sobre seu antigo patrão. Na verdade, o primeiro congelamento deste tipo só aconteceu um mês depois de Walt Disney morrer, e, de qualquer forma, já foi confirmado que ele foi cremado, como ele desejava.
2- Adoração a Satanás
Disney, um cara cheio de sonhos, com uma imaginação como nenhuma outra, que através de seus filmes e parques temáticos fez milhões de pessoas (adultos e crianças) felizes. Então, ele tinha que ser malvado, né? Er…
Há quem acredite que Walt Disney já esteve envolvido com cultos satânicos, com imagens (e referências) do diabo supostamente aparecendo em vários de seus filmes, do demônio em Fantasia até o uso de bruxaria em Cinderela (pois é). Acredite, também existe o rumor de que ele enviou um cartão de Natal para o Príncipe da Escuridão. Na realidade, os filmes eram apenas filmes, e o próprio Walt já se identificou inúmeras vezes como cristão convicto.
3- O Testamento de Walt Disney
Mesmo em seus últimos dias, Walt Disney foi uma figura muito importante na empresa que fundou, mantendo sua presença forte até o fim. Ele, inclusive, deixou muitos projetos em aberto, todos lançados ou abertos no ano de sua morte. Dada à sua importância, e à preocupação de como a companhia deveria seguir sem ele, o rumor de que Disney havia gravado um vídeo com instruções rígidas de como a empresa deveria ser regida após sua morte se espalhou pelos funcionários.
A verdade, no entanto, é bem mais simples.O irmão de Walt, Roy, com quem ele tinha começado a companhia, saiu da aposentaria para tomar as rédeas de tudo, que foram então passadas a seu filho. Como qualquer mortal
4- Meu nome é Disney. Walt Disney.
Walt Disney não parece fazer o tipo espião do FBI, mas isso é exatamente o que algumas pessoas querem que você acredite. Entre as muitas revelações do livro de 1994, “Walt Disney: Hollywood’s Dark Prince”, o autor Marc Eliot afirmou que Walt realmente trabalhou com o FBI, com o único objetivo de combater ameaças comunistas. A base para esta afirmação é que o FBI tinha um número de arquivos editados e que, obviamente, eles estariam escondendo algo.
Walt tinha sim muitas relações com a agência de investigação, e chegou a ser classificado como um Agente Especial Encarregado, o que basicamente significa que ele poderia ser chamado para contribuir com informações que os agentes julgassem necessárias. Isto, no entanto, definitivamente não faz dele um agente secreto.
5- Quadros de mulheres despidas
Walt Disney foi um grande animador com um incrível olho para os detalhes. Sabendo disto, um grupo de animadores decidiu fazer uma brincadeira com ele. Eles inseriram um quadro bem rápido de uma mulher nua em um desenho animado, para ver se ele iria identificá-lo. Bom, segunda a lenda, ele logo viu o quadro extra, e instantaneamente demitiu todos os funcionários envolvidos na brincadeira.
Há um par de respostas conflitantes para esta lenda. Uma versão diz que foi simplesmente um erro de pintura em um quadro de Branca de Neve e os Sete Anões que Walt foi capaz de identificar. A outra é que, de fato, aconteceu o que diz a lenda, mas Walt apreciou a brincadeira e não demitiu ninguém.
Parece ser simplesmente uma daquelas histórias que tem sido contada há anos e mudou conforme foi sendo contada (tipo fofoca em cidade pequena). Seja qual for o caso, fica claro que a) Walt tinha um olho muito afiado e b) ele não atirou em ninguém por colocar uma mulher nua em seus filmes. Ironicamente, um outro rumor falso diz que Walt tinha uma coleção pornográfica extremamente grande. Não é de se admirar que ele seja tão bom em identificar manchas de nudes, se tudo isto fosse verdade.