Desastres naturais, guerras e até fatores econômicos, esses costumam ser os principais motivos capazes de fazer os habitantes de cidades inteiras desaparecerem. Depois do sumiço das pessoas, só restam as ruas, as casas e, claro, os vestígios dos hábitos locais.
Muitas cidades fantasmas espalhadas pelo mundo são bastante conhecidas e acabam se tornando um local fascinante para os raros visitantes que passam por lá, já que o que fica para trás associado ao vazio total quase sempre surpreende.
Não é para menos, com o passar dos anos, as cidades fantasmas se tornam verdadeiros símbolos de épocas passadas e de determinadas culturas. Por conta disso, acabam se tornando locais turísticos obrigatórios de algumas regiões. Conheça algumas delas:
1 – Pripyat, Ucrânia
Em abril de 1986, uma fusão nuclear em um reator em uma usina em Chernobyl causou uma explosão, que atingiu a cidade vizinha Pripyat. As chamas e o material radioativo lançados sobre a cidade fizeram com que os 49 mil moradores abandonassem o local.
As autoridades isolaram uma área de cerca de 30 quilômetros a partir da explosão, incluindo todo o território de Pripyat. Desde então o local permaneceu inabitado. Os níveis de radiação diminuíram nos últimos anos, o que permitiu visitas breves de moradores e curiosos. No entanto, de acordo com especialistas, ainda será necessário muito tempo até que a cidade volte a poder ser habitada.
2 – Oradour-sur-Glane, França
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, a vila de Oradour-sur-Glane foi palco de um grande massacre. Cerca de 642 pessoas foram mortas e várias casas foram incendiadas. Apenas alguns moradores conseguiram escapar fugindo pela floresta ou se fingindo de mortos.
Outra comuna foi construída nas proximidades depois da guerra, no entanto o presidente francês Charles de Gaulle pediu que as ruínas da antiga cidade fossem mantidas no local, como um monumento às vítimas.
3 – Ilha Hashima, Japão
A Ilha Hashima, no litoral de Nagasaki, era uma colonia de exploração de carvão fundada no século XIX. Durante muitas décadas ela foi um dos locais mais densamente povoados do planeta. No entanto, nos anos 50, quando as minas de carvão foram fechadas, a cidade foi imediatamente abandonada.
Desde então a cidade se encontra em ruínas, completamente abandonada. Ela foi aberta para turistas em 2009 e chegou a ser palco de gravações do filme 007 – Operação Skyfall, de 2012.
4 – Varosha, Chipre
Durante os anos 70, as prais de Varosha eram bastante frequentadas por milionários. A cidade turística era considerada com economia próspera. No entanto, em 1974, após a invasão turca ao Chipre a situação mudou. A invasão foi uma resposta ao golpe de estado nacionalista na Grécia.
Após o acontecido, os 15 mil habitantes de Varosha fugiram e deixaram tudo para trás. Como as disputas políticas não pararam, a cidade ficou atrás de barreiras fortemente protegidas e acabou padecendo. De acordo com especialistas, atualmente seriam necessários cerca de 12 bilhões de dólares para fazer com que a cidade possa ser habitada novamente.
5 – Bodie, Califórnia
Em 1876 mineiros encontraram ouro nas encostas de onde posteriormente seria a cidade de Bodie, na Califórnia. Depois da descoberta cerca de 24 pessoas chegavam no local afim de participar da exploração. Dessa maneira, a população de Bodie chegou a quase 10 mil pessoas.
Algum tempo depois em 1880 a cidade havia crescido muito para a estrutura que possuía. As condições ruins da cidade, somada aos invernos rigorosos fez com que as pessoas começassem a abandoná-la. No ano de 1940, já não havia ninguém vivendo por lá.