Não é preciso partir para a hipnose, lavagem cerebral ou qualquer método sinistro de controle da mente. Existem técnicas bastante fáceis que ajudam a dominar a arte de controlar pessoas. Tudo isso de maneira bastante sútil e sem que elas percebam. O melhor de tudo é que nenhuma dessas técnicas é ilegal ou pode causar qualquer problema.
Quer fazer com que alguém que te odeia vá com a sua cara? Ou então quer convencer alguém facilmente a fazer algo pra você? Confira algumas dicas bastante fáceis para aprender a ter o controle sobre as mais diversas situações.
1. Teoria do favor
A Teoria do favor foi uma técnica usada pelo presidente dos Estados Unidos Benjamim Franklin. De acordo com a lenda, Franklin queria conquistar a simpatia de um homem que não ia muito com a cara dele. O ex-presidente pediu para o desafeto um livro emprestado e ao devolver agradeceu com bastante gentileza. No fim das contas o homem deixou de detestá-lo. A próxima vez que quiser conquistar a simpatia de alguem, já sabe como fazer.
2. Use o nome da pessoa
Dale Carnegie autor do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” ensinou em sua obra que o nome é parte fundamental da nossa identidade. Para ele fazer referência às pessoas utilizando os títulos de doutor, especialista ou professor , e repetir o seus nomes durante as conversas, ajuda a fazer com que elas se inclinem a gostar de quem fala.
3. O elogio
Pois óbvio que pareça, elogio nos ajuda a aproximar das pessoas. Mas, é claro, o elogio precisa ser sincero, ou você pode piorar ainda mais a sua situação. O truque também pode funcionar com sentido inverso, mesmo com sinceridade, elogiar uma pessoa com baixa auto-estima faz com que ela goste menos de você.
4. Use bem o cansaço
Quando estamos cansados costumamos procrastinar e deixar tudo para o dia seguinte. Sendo assim, se quiser que alguém faça alguma coisa pra você basta pedir o favor a ela quando está cansada. Ela provavelmente vai deixar a tarefa para o dia seguinte e no topo da lista de tarefas a serem realizadas.
5. Repita
Quando você repete para uma pessoa o que ela acabou de falar existem mais chances de ela ir com a sua cara. Parece um pouco estranho, mas a técnica funciona e é chamada de escuta reflexiva.